Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

ACV – Análise de Ciclo de Vida

A alegria decorrente da descoberta de petróleo, infelizmente, não durou muito, pois logo veio um balde de água fria junto a notícia de que tal recurso possui fonte esgotável. E então, daí em diante que se viu a necessidade de buscar por fontes alternativas de energia e pelo aperfeiçoamento dos processos existentes de modo a otimizar consumos de recursos naturais esgotáveis

O que significa ACV, Análise de Ciclo de Vida:

A acv, Análise de Ciclo de Vida é uma ferramenta que tem como função, a realização de análises de impactos e desempenhos tanto ambientais, como de produtos também. Sendo assim, ela tem se mostrado muito eficaz e poderosa em relação ao pensamento sistêmico, que visa apoiar as tomadas de decisões.

Através dela, é possível mensurar se há impactos ambientais, quais são eles e se são originados a partir de sua fabricação ou ainda da utilização de determinado produto ou serviço. Realizando a análise, é possível identificar e ainda sim, realizar a troca de determinados componentes, quando possível.

Já quando falamos do Ciclo de Vida, temos como referência o conjunto de todas aquelas etapas necessárias para que determinado produto possa exercer com excelência a sua função dentro da cadeia de produtividade. Isso tudo pensando desde a extração do material, passando pela reciclagem, em seguida pela manufatura, e outros, até o descarte final.

Quais são as etapas da ACV?

A ACV está dividida em 4 etapas principais, sendo elas: Definição de Objetivo e Escopo; fase de Análise de Inventário; fase de Avaliação de Impactos e por último a fase de Interpretação dos resultados, conheça agora mais um pouco sobre cada uma delas.

Definições de Objetivo e Escopo:

As Definições de Objetivo e Escopo, se trata daquelas decisões que irão conduzir a ACV, isso desde a iniciação do projeto até o resultado final. Por esse motivo é de extrema importância estabelecer cada uma delas de forma clara e objetiva.

Porém, as questões a serem abordadas no quesito objetivo e no quesito escopo se diferem. No objetivo, por exemplo, alguns tópicos devem ser considerados, tais como público alvo, as razões para execução de tal e também se trata de um estudo corporativo ou não.

Enquanto o escopo deve incluir um número maior de itens, tais como as limitações, os pressupostos, o tipo de revisão, o tipo de contrato, requisitos de dados, procedimentos de alocação, fronteira do sistema, as funções do sistema, seleção das categorias de impacto e metodologia, tipo do formato de relatório e muito mais.

Análise de Resultados:

A etapa de Análise de Resultados é responsável pela coleta de dados e os cálculos que são aplicados nas entradas e saídas realizadas no sistema do produto a ser estudado. Os cálculos tem o objetivo de quantificar cada fluxo que ocorre com base na unidade funcional.

Através deles é possível realizar também o balanço de energia e de massa, condição muito importante e que, por isso, deve ser respeitada, pois garante a integridade e o controle de cada processo. Por esse motivo, essa é a etapa que exige mais atenção, investimento e tempo, visto que nem todos os levantamentos são realizados de forma fácil.

Avaliação de Impacto do Ciclo da Vida:

A etapa da avaliação pode acontecer de várias formas, visto que diversos métodos já foram criados, no entanto, ainda sim, é de extrema importância se manter atento quanto a transparência de pressupostos, além de levar em consideração aspectos como a subjetividade nas análises ou diferenças entre indicadores e impactos.

A significância dos impactos ambientais potenciais de um sistema de produto é o objetivo principal desta etapa da ACV, além da classificação de resultados do ICV, dos cálculos de caracterização e das categorias de impacto, indicadores para estas categorias e modelos de caracterização.

Interpretação:

Já na etapa final, as interpretações devem estar sempre alinhadas e claras, de modo que expliquem as limitações do estudo, realizando uma análise crítica com relação à qualidade dos dados (ICV) e do método utilizado, principalmente com relação à subjetividade associada ao mesmo.

Através da etapa de interpretação é possível rever e revisar as definições iniciais, assim como a qualidade e a natureza dos dados coletados também, porém, isso deve acontecer conforme o foco de objetivo daquela ação.

Vale ressaltar ainda que se trata de um processo iterativo, assim como os demais processos mencionados a cima.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: