Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Baterias de Lítio

O que são baterias de lítio?

Baterias de lítio ou íon de lítio são baterias recarregáveis que utilizam os íons de lítio para gerar cargas elétricas, gerando uma corrente.

Essas baterias tem a característica de serem capazes de armazenar maior quantidade de energia em menor espaço, além de ser mais leve devido ao metal usado.

Como as baterias de lítio funcionam?

As baterias de lítio são compostas por ânodo, cátodo, eletrólitos, separador e coletores de corrente, sendo eles positivo e negativo.

Os eletrólitos são responsáveis por carregar os íons de lítio pelo separador do ânodo para o cátodo ou ao controle, pois são eles que armazenam o lítio.

Os íons de lítio passando pelos eletrodos em um fluxo contínuo geram elétrons e esses elétrons são responsáveis por gerar a corrente elétrica que alimenta o dispositivo.

Quais os usos para as baterias de lítio?

As baterias têm uma ampla diversidade quanto ao uso por serem leves, com baixa necessidade de manutenção e eficientes, tendo assim diversas aplicações como:

  1. Smartphones
  2. Tablet
  3. Relógios digitais
  4. Veículos elétricos
  5. Marca-passo
  6. Painéis solares
  7. Drones
  8. Dispositivos médicos

Quais os impactos gerados pelo uso das baterias de lítio?

As baterias de lítio, como qualquer outro produto, apresenta vantagens e desvantagens em relação ao uso que devem ser levados em consideração.

Desvantagens

  1. Tem alto custo inicial
  2. Possui risco de ser inflamável
  3. Utiliza muita água durante a produção
  4. Risco de explosão de for submetida a altas temperaturas
  5. Os minerais usados são raros
  6. O descarte inadequado polui o solo e as águas por ser um material tóxico

Vantagens

  1. Tem uma vida útil longa
  2. Pouca necessidade de manutenção
  3. É mais leve que as outras baterias
  4. Tem carregamento rápido
  5. São mais amigáveis com o meio ambiente
  6. Possuem alta capacidade energia

Como é feito o processo de reciclagem das baterias de lítio?

A reciclagem das baterias de lítio é um processo extenso e complicado, com várias etapas criadas com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e recuperar a maior quantidade possível de materiais, estas etapas são:

  1. As baterias são desmontadas, manualmente, por meio de um triturador ou martelo de alta velocidade dependendo do tamanho da bateria para que o conteúdo seja exposto.

  2. Depois de desmontadas o interior delas são submersos em uma solução de água cáustica, que não é ácida.

  3. Essa solução é responsável por neutralizar os eletrólitos, assim os metais não ferrosos e ferrosos são recuperados, limpos e vendidos para os recicladores.

  4. Após a retirada dos metais, a solução é filtrada para que o carbono seja recuperado, pressionado em folhas de bolo de carbono, logo depois de recuperado uma parte do carbono é reciclado junto com cobalto.

  5. O lítio da solução de água é transformado em carbonato de lítio de grau técnico, usado para folha de bateria e metal de lingote de lítio. O metal de lítio também é fornecido, sendo usado em baterias de dióxido de enxofre e para revenda.

Quais são as alternativas para a substituição do uso da bateria de lítio?

Como já foi apresentado, as baterias de lítio apresentam vantagens e desvantagens principalmente em relação a poluição que esse metal causa e a dificuldade de extração, portanto os pesquisadores buscam possibilidades para substituir o lítio.

Apesar de não ser concreto e muitas pesquisas ainda estarem em estado inicial, algumas das alternativas consideradas são: potássio, sódio, ferro,silício, cânhamo e alumínio-ar.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: