Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Brinquedos Eletrônicos

img-1

Os brinquedos eletrônicos têm ganhado cada vez mais a atenção das crianças. Afinal, existem opções para todos os gostos, aviões, carrinhos, videogames ( independente de serem portáteis, ou não) e todos os outros demais brinquedos que exigem pilha ou eletricidade para funcionar.

Porém, assim como os demais, os brinquedos eletrônicos também possuem vida útil e você sabe o que fazer com eles quando já não funcionarem mais?

O que pouca gente sabe é que os brinquedos eletrônicos podem (aliás, devem) ser reciclados, assim como diversos outros itens. Isso mesmo, tendo em vista que a maior parte desses brinquedos levam em sua composição o plástico e também algumas partes eletrônicas, como: fios, motores, placas de circuito e outros componentes, que fazem com que tudo isso seja reciclável.

Como descartar os brinquedos eletrônicos?

Na maioria das vezes, o próprio fabricante do brinquedo eletrônico faz a indicação da melhor maneira para se descartar aquele produto.

No entanto, existem outros meios seguros que você também pode estar utilizando para descartá-los. Um bom exemplo disso, é encaminhar esses brinquedos eletrônicos para um local especializado em descarte de lixo eletrônico.

Mas lembre-se, antes de fazer o encaminhamento, retire apenas baterias e pilhas, mas não exponha os componentes eletrônicos, certo?!

Descarte brinquedos eletrônicos com a Ecobraz Emigre:

Neste caso, nós da Ecobraz Emigre podemos e ficaremos felizes em poder te ajudar. Afinal, somos uma organização sem fins lucrativos e de fácil acesso.

Deste modo, para enviar aqueles brinquedos eletrônicos cuja vida útil já chegou ao fim, é bem simples, basta selecionar a opção a seguir: descarte o seu lixo eletrônico.

Nós garantimos que os seus brinquedos eletrônicos, assim como os diversos outros tipos de resíduos que recebemos em nossa empresa, passarão por um processo de reciclagem com alta responsabilidade ambiental, e seguindo à risca as normas do Ibama e da Cetesb.

Afinal, não basta descartá-los, é preciso descartá-los com consciência ambiental, não é mesmo?!

Doe brinquedos eletrônicos:

Além do fim da vida útil podem existir diversos outros motivos que levaram você a se desfazer dos brinquedos eletrônicos, um deles, por exemplo, pode ser pelo simples fato de você, seu filho ou algum conhecido próximo, já não brincarem mais com eles.

Sendo assim, outro gesto muito nobre tanto para o meio ambiente, como também para com o próximo, é doá-los para crianças carentes, já imaginou o quanto elas ficariam felizes em recebê-los?!

E não se preocupe se eles já não funcionam tão bem assim, como quando foram retirados da caixa, pois temos certeza de que existem diversas crianças que ficarão extremamente felizes e realizadas em receber esses brinquedos da forma como estiverem. O importante é que eles ainda estejam em boas condições de uso.

Onde doar os brinquedos eletrônicos?

Se parar um pouquinho para pensar, pode ser que venha a sua mente alguma(s) criança(s) próximas ou do seu convívio que poderão ficar contentes e se divertir bastante com aquele brinquedo que em sua casa já não possui mais tanta importância assim.

No entanto, caso isso não ocorra, não se preocupe, basta pesquisar um pouquinho mais sobre sua cidade (ou cidades vizinhas), que certamente você encontrará ONGs que recebem esses brinquedos e posteriormente fazem a doação para crianças carentes. Outra maneira muito nobre, é procurar por instituições, como os orfanatos, por exemplo, que estão sempre precisando de brinquedos, por isso, com certeza ficarão felizes em receber os seus, aliás, talvez você fique até mais feliz que eles em poder ajudar, não é mesmo?!

Logística reversa:

Caso os brinquedos eletrônicos não se encontrem em boas condições para doação, é possível ainda optar pela logística reversa, onde o próprio fabricante fica responsável pelo descarte correto daquele produto.

No entanto, vale ressaltar, que não são todos os fabricantes que realizam tal ação, por isso, é muito importante se informar antes de mais nada.

Por que descartar seu brinquedo eletrônico de forma correta?

Como mencionado anteriormente, esses itens levam plástico, metal e alguns circuitos eletrônicos em sua composição, fazendo com que sejam gastas centenas de anos para a sua decomposição total no meio ambiente.

Sem contar, que eles também possuem bateria, a qual, quando descartada de forma incorreta, pode gerar uma série de contaminações à natureza.

E é por isso que esses itens não podem ser descartados em lixos comuns, portanto, quando os brinquedos eletrônicos já não se encontram mais em condições de doação, o descarte adequado e consciente, sem dúvidas, é a melhor opção.

Além disso, vale lembrar que a maioria de suas partes podem ser recicladas, contribuindo assim para que um novo objeto possa surgir a partir daquele que já não tem mais tanta utilidade assim.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: