Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Calculadora de Emissão de CO2

Você conhece a calculadora de emissão de CO2? Sabe qual é a sua função e o quanto seus cálculos precisos e certeiros podem impactar a nossa mente a ponto de revermos nossas ações e adotarmos hábitos simples e pequenos mas que a longo prazo contribuirão para que o nosso planeta ainda seja um local agradável para viver?

Calculadora de Emissão de CO2:

A calculadora de emissão de CO2 utiliza dados de transporte, energia elétrica, viagens e demais possíveis resíduos gerados, para determinar a quantidade de árvores que deveriam ser plantadas com o objetivo de compensar a emissão de dióxido de carbono gerada através de nossas atividades diárias, em um período de um ano.

Ou seja, a calculadora de emissão de CO2 surgiu justamente como forma de facilitar esses cálculos, permitindo assim que qualquer pessoa possa obter de forma simples e descomplicada, um resultado certeiro como forma de compensar o meio ambiente da quantidade inevitável de dióxido de carbono a ser gerada.

De forma simplificada, se trata de uma ferramenta que só veio para somar e facilitar a vida, por isso, é claro, que nós da Ecobraz Emigre, não poderíamos deixar de disponibilizá-la em nosso site. Entenda agora um pouquinho mais sobre como ela funciona:

Como fazer o cálculo de emissão de CO2?

Bom, vamos utilizar o exemplo dos transportes que são muitos utilizados nos dias atuais.

Suponhamos que o veículo percorra 20 quilômetros ao dia, resultando em um consumo de 10km/litro, ou seja, 2 litros de combustível por quilômetro percorrido.

Nesta situação, o cálculo da emissão de C02 deve ser realizado da seguinte maneira: 2 x 0,82 x 0,75 x 3,7 = 4,55 kg de CO2. Parece difícil, mas não se preocupe, a calculadora resolve tudo de forma simples e rápida, sem complicações, para você.

Como calcular emissão de CO2 diesel:

Utilizaremos também o exemplo dos transportes compartilhados, outro veículo muito utilizado e que segue um cálculo semelhante ao do carro próprio. No entanto, a gasolina é substituída por diesel e o trajeto é compartilhado com vários usuários.

Ou seja, comece a observar quantas pessoas utilizam o mesmo ônibus que você, sabemos que não é possível obter um valor exato pois a quantidade varia de um dia para outro, no entanto, procure fazer uma média.

Em seguida, leve em consideração o percurso total, até o ponto final, tendo em mente essas informações, o cálculo se torna ainda mais simples.

Como compensar a emissão de dióxido de carbono plantando árvores?

2000 árvores por hectare é o número estimado a ser utilizado para que uma área desmatada possa ser recuperada. No entanto, é preciso lembrar que uma floresta demora uma média de 30 a 40 anos para atingir o estágio de estabilidade de biomassa, mesmo que continue crescendo depois desse período.

Desta forma, podemos considerar o exemplo de uma floresta com mais de 30 anos, onde seu estoque acrescido é de 70%. Sendo assim, podemos utilizar 70 tC para Mata Atlântica e/ou Cerrado e para a Floresta Amazônica, por exemplo, 120 tC.

Vale ressaltar ainda sobre o teor de carbono da Mata Atlântica e do Cerrado, que são os mesmos, com o valor aproximado de 100 toneladas de C/hectare, diferentemente da Floresta Amazônica com o estoque de 170 toneladas de C por hectare.

Sendo assim, para conciliar o estoque de carbono com a quantidade de emissão de dióxido de carbono, utilizamos a unidade equivalente. Portanto, cada tonelada de carbono estocado equivale a 3,7 toneladas de CO2 “sequestrados” da atmosfera. Na Mata Atlântica e no Cerrado, por exemplo, esse valor representa 260 t CO2-eq/ha. Já na Amazônia, 120 tC/hectare representam 444 t CO2 -eq/ha.

Como compensar a emissão de carbono?

Pode parecer repetitivo e clichê, no entanto, esse assunto de proteger a natureza e reverter a situação das diversas áreas desmatadas espalhadas pelo país, reduzindo assim o impacto causado pela emissão descontrolada e recorrente de dióxido de carbono no Brasil precisa ser falado.

O grande objetivo da calculadora de emissão de CO2 é incentivar o plantio de árvores, reduzindo assim o impacto da emissão de carbono que é causada ao utilizar o veículo, seja ele qual for, ou seja, independente de qual seja a sua forma de locomoção (ônibus ou carro), você ainda sim tem o dever de plantar árvores para suprir a emissão gerada.

Medidas simples que reduzem a emissão de CO2:

No entanto, vale lembrar que você também pode adotar outras medidas simples no seu dia a dia como forma de reduzir a emissão de CO2, veja alguns exemplos a seguir:

Substitua seu carro próprio ou transporte compartilhado por veículos sustentáveis como metrôs ou carros elétricos que queimam combustíveis fósseis, e por isso, é considerado “amigo” do meio ambiente.

Se possível ainda, opte pela bicicleta ou ainda pela realização de um percurso a pé, de modo que além de contribuir para o meio ambiente você também estará contribuindo para a sua saúde e bem estar.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: