Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Como Preservar o Meio Ambiente

img-1

É preciso cuidar e proteger a nossa natureza com unhas e dentes, para que assim, as gerações presentes e futuras também possam desfrutar de momentos alegres nesse espaço, assim como nós tivemos o privilégio de desfrutar.

Mas afinal, quais os cuidados que devemos ter e as medidas que devemos adotar? Para a resposta dessas e outras perguntas, continue a leitura e descubra como preservar o meio ambiente.

Como preservar o meio ambiente:

Antes de mais nada, lembre-se que a preservação da natureza cabe a cada um de nós, afinal, é um ato de cidadania.

E para isso, não é preciso de muito, pois atitudes simples podem ser tomadas como forma eficaz de contribuição para que os ecossistemas possam se manter saudáveis e protegidos.

Conheça agora algumas iniciativas sobre o assunto.

O que podemos fazer para ajudar a preservar o meio ambiente:

Nós todos sabemos da importância de cuidar dos nossos recursos naturais, mas você sabe como isso pode ser feito? Não?! Então fique ligadinho e continue a leitura para conhecer algumas das formas de contribuição para que esse possa ser um mundo melhor.

Economize água:

Muito se fala sobre a importância da economia de água, afinal, é uma atitude muito importante para se alcançar o êxito da preservação ambiental. Porém, infelizmente, a sociedade como um todo ainda não se conscientizou sobre o assunto e por isso ainda não abraçaram a causa.

Mas na realidade são atitudes simples e que a longo prazo contribuem e muito para a preservação ambiental. Como por exemplo, deixar a torneira/chuveiro fechados enquanto escova os dentes, ensaboa o corpo no banho e lava as louças, ligando-os novamente no momento de enxágue.

Economize Energia:

Economizando energia você estará contribuindo grandemente para a baixa do índice de poluição do meio ambiente. Além disso, você terá uma surpresa positiva ao observar as taxas da conta de luz, visto que assim além de preservar o meio ambiente você também estará economizando dinheiro.

E assim como na economia de água, para economizar energia também existe uma série de métodos muito eficazes, como por exemplo: acumular roupas sujas evitando que a máquina de lavar seja ligada várias vezes, optar por lâmpadas eficientes e econômicas, reduzir o tempo de banho, evitar que eletrônicos e lâmpadas fiquem ligados na tomada por muito tempo ou sem necessidade, e muito mais.

Jogue lixo no lugar adequado:

Ao jogar lixo em lugares inadequados você está contribuindo para que diversos problemas ambientais aconteçam e está colocando em risco a nossa saúde.

Afinal, além de sujar a cidade, esses resíduos também se acumulam com facilidade em bueiros e esgotos, contribuindo para que enchentes e inundações aconteçam com mais facilidade, principalmente naqueles períodos chuvosos.

Por isso, é muito importante fazer o descarte do seu lixo de maneira correta, seja ele qual for. É justamente por isso que existem as lixeiras específicas para cada tipo, garantindo que os resíduos sejam descartados de forma segura, de maneira a não oferecer danos à natureza, além de facilitar o processo de reciclagem desses materiais.

Faça a separação correta do seu lixo:

Assim como foi recém mencionado anteriormente, realizar a separação correta do lixo é uma atitude de extrema importância, pois além de diminuir o risco de desastres ambientais no período das chuvas, ainda contribui para que o planeta seja um lugar mais saudável e limpo.

Dentro do descarte de resíduos, vale ressaltarmos a importância de descartar corretamente também os eletrônicos que têm alguns componentes tóxicos em sua composição.

Lembrando que para isso, você sempre pode contar com a nossa equipe da Ecobraz Emigre, pois garantimos um descarte seguro e adequado para o seu aparelho.

Reduza o consumo de plástico:

Tendo em vista a alta demora na decomposição do plástico, que leva de 450 a 500 anos para se decompor, bem como, a complexidade do seu processo de decomposição, reduzir o consumo de plástico é uma medida muito importante a ser tomada para garantir que o meio ambiente seja preservado.

Ao reduzir o consumo do plástico, uma boa ideia, é adotar métodos sustentáveis, assim como alguns supermercados, por exemplo, que já não oferecem mais sacolas plásticas, dando prioridade para aquelas que são compostas por materiais biodegradáveis ou ainda realizando o incentivo para que as sacolas reutilizáveis (as famosas ecobags) sejam ainda mais utilizadas.

Evite andar apenas de carro:

Não é novidade para ninguém a grande poluição gerada pelos veículos, sejam eles, carros, motos e ônibus. Sendo assim, é de extrema importância deixar o comodismo de lado dando prioridade a outras formas de locomoção.

Você pode substituir o uso do seu carro próprio para os transportes compartilhados que são capazes de levar um número maior de pessoas até determinado local, você pode ainda adotar sistemas de caronas permitindo que mais pessoas deixem de usar seus próprios carros, ou ainda, dependendo da distância, você pode utilizar bicicleta ou até mesmo ir a pé.

Compre apenas o necessário:

Tendo em vista que a compra em excesso ocasiona a produção desordenada dos produtos e consequentemente a exploração cada vez maior de nossos recursos naturais, comprando apenas o que for necessário, você estará contribuindo fortemente para a preservação ambiental.

Por isso, sugerimos que antes de adquirir qualquer produto, você pare um pouquinho para refletir se realmente precisa dele, se a resposta for não, e pode acreditar que na maioria das vezes vai ser, não compre, assim você estará contribuindo fortemente para a preservação de nosso meio ambiente.

O que fazer para evitar a poluição do meio ambiente?

A poluição é outra grande vilã do nosso meio ambiente, ela é a grande responsável pela causa da destruição lenta, porém devastadora que vem acontecendo em todos os cantos do mundo. É por isso que devemos adotar hábitos que evitem essa poluição, veja um exemplo a seguir.

Não jogue óleo de cozinha no ralo da pia:

Você sabia que apenas 1 litro de óleo de cozinha tem potencial para contaminar cerca de 1 milhão de litros de água? Pois bem, e não é só a contaminação não, eles também liberam o gás metano que é um forte contribuinte para o aquecimento global, além de causar danos à fauna aquática visto que afetam a oxigenação da água dos rios, entupir bueiros e tubulações e gerar a contaminação dos lençóis freáticos, poços e também do solo.

E além de todos esses danos, o óleo de cozinha quando descartado no ralo da pia, também causa danos para as tubulações da sua própria casa. Por isso, o ideal é entregar esses óleos para a equipe especializada em reciclagem, pois eles saberão dar um fim adequado e seguro para esse tipo de resíduo.

E lembre-se, a poluição não surge apenas das atividades industriais, mas também das pequenas atitudes tomadas dia após dia, por isso, precisamos rever nossas atitudes e colocar a preservação do nosso meio ambiente como prioridade.

E para o descarte correto de resíduos eletrônicos você já sabe né?! Conte com a Ecobraz Emigre, estamos sempre prontos a te atender.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: