Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Composteira Doméstica 

O que é uma composteira doméstica?

Composteira doméstica é um sistema em que nele ocorre o processo de compostagem dos resíduos orgânicos residenciais.

Na composteira doméstica itens como ovos, cascas de frutas e verduras e outros materiais biodegradáveis podem ser transformadas por microrganismos e minhocas em fertilizante natural.

Como é feita uma composteira doméstica?

Existem inúmeras maneiras que uma composteira pode ser feita, sendo essa uma das mais simples:

  1. Fazer furos em um recipiente,como uma caixa ou balde para permitir a passagem de ar.
  2. No fundo do recipiente deve ser colocado algum material para drenagem, como cascalho ou pedras.
  3. Depois deve ser adicionado um material que seja rico em carbono, por exemplo, folhas secas ou serragem, para que assim possa ter um equilíbrio no processo.
  4. Material orgânico também deve ser adicionado para que haja a decomposição, evitando produtos lácteos e processados.
  5. Resíduos ricos em nitrogênio para acelerar o processo de decomposição, sendo esse a borra de café, grama cortada ou casca de frutas ou vegetais verdes.
  6. Depois dos resíduos orgânicos serem adicionados, camadas intercaladas de resíduos ricos em carbono e em nitrogênio, devem ser adicionadas.
  7. É necessário que a umidade seja mantida e que a composteira seja mexida para promover a aeração e a decomposição, a compostagem pode variar de acordo com os materiais utilizados.

Quais são os resíduos usados na composteira doméstica?

Existem vários resíduos que podem ser usados para fazer a compostagem, como a casca de ovo, borra de café, galhos, cinzas de lareira ou de churrasqueira, folhas, cascas de frutas e vegetais, terra e até saquinhos de chá.

Quais os benefícios de ter uma composteira doméstica?

Apesar de ser algo que não aparenta ter grande importância, a composteira doméstica traz inúmeros benefícios não só ambientais como econômicos. Exemplo:

  1. Redução do lixo gerado pelas residências e pelas empresas.
  2. Diminuição dos resíduos enviados a aterros sanitários, aumentando a vida útil desses locais.
  3. Fonte de fertilizante natural, reduzindo a necessidade do uso de fertilizantes químicos.
  4. Evita a contaminação do solo
  5. Redução da emissão de gases do efeito estufa, da decomposição da matéria orgânica e do transporte dos resíduos para os aterros sanitários.

O que é compostagem?

Compostagem é o processo em que ocorre a reciclagem do lixo orgânico, nele os resíduos orgânicos são transformados em adubo orgânico.

Quais são os tipos de compostagem?

Existem vários tipos de compostagem doméstica e eles podem ser adaptados de acordo com o espaço e a necessidade do local e das pessoas, são exemplos:

1 – Compostagem Orgânica

Esse tipo é o mais simples, sendo caracterizado basicamente pelo empilhamento das matérias e dos resíduos nas proporções corretas dentro de um recipiente adequado.

2 – Vermicompostagem

Sendo um dos adubos mais conhecidos e benéficos para o solo, é diferente devido a minhoca vermelha que são capazes de digerir quase todo tipo de matéria orgânica, sendo conhecido como húmus de minhoca.

Sendo ideal para apartamentos, pois é mais comum em composteira de gaveta e não apresenta nenhum odor, além de poder ser misturada a decoração da casa.

3 – Bokashi

Não existe a necessidade com a preocupação em relação a proporção das matérias úmidas e secas, também têm decomposição rápida por isso demora apenas poucos dias.

Esse processo leva água, melado e levedura o que ajuda acelerar o processo de decomposição, pode ser feito em duas etapas, e dessas etapas vem o chá de Bokashi que é um forte biofertilizante para as plantas.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: