Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Descarte de Lixos Eletrônicos

Nossos processos são realizados em conformidade com a Legislação Ambiental e CONAMA.
Realizamos emissão de documentação e rastreabilidade até o destino final. A Ecobraz Emigre realiza coleta, manufatura reversa
e destinação de equipamentos eletrônicos ou também conhecidos E-Lixo ou Lixo Digital.

DESCARTE SEUS ELETRÔNICOS
COM QUEM É REFERÊNCIA NO MERCADO

AGENDAMENTO DE COLETA
RECICLAGEM DE ELETRÔNICO
VISITA TÉCNICA
DESCARTE DE ATIVO DESMOBILIZADO
DESCARTE DE IMPORTAÇÃO TEMPORÁRIA
DESCARTE DE IMPORTAÇÃO TEMPORÁRIA COM CRÉDITO

Saiba mais sobre Descarte de Lixos Eletrônicos

Infelizmente, realizar o descarte de lixo eletrônico de maneira incorreta, resulta em problemas ambientais e também problemas relacionados com a saúde humana, os quais, a cada ano que passa, têm se tornado cada vez mais recorrentes e graves. Por isso, ter em mente uma boa empresa de descarte de eletrônicos que possa ser acionada, quando necessário, é fundamental.

O que é lixo eletrônico?

Também conhecido como e-lixo e Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), o lixo eletrônico se trata de todo e qualquer equipamento eletrônico, bem como, seus acessórios ou simplesmente algumas de suas partes, que são descartadas, sem a intenção de reutilizá-los.

Nos dias atuais, inúmeros são os motivos que levam o descarte de lixo eletrônico acontecer. No entanto, entre os principais, podemos citar os grandes e incontroláveis avanços tecnológicos que fazem com que esses aparelhos sejam substituídos rapidamente e na maioria das vezes, sem necessidade, gerando assim o excesso de lixo eletrônico.

E quando falamos no significativo aumento de lixo eletrônico, não estamos exagerando. Em 2017, por exemplo, a ONU produziu The Global E-Waste Monitor, onde foi constatado que o Brasil produzia, na época, uma média de 1,5 de tonelada de lixo eletrônico, número que subiu para 2,5 milhões, até o momento.

Obsolescência Programada e o incorreto descarte de lixos eletrônicos:

Muita gente nem imagina, mas existe até um nome para essa técnica adotada pelas empresas e fabricantes, que forçam a compra de novos produtos mesmo que os atuais ainda estejam em boas condições de uso, processo denominado como obsolescência programada.

Apesar de ser novidade para alguns essa ideia programada de “forçar” a troca dos eletrônicos, a técnica surgiu por volta de 1930, na época da Grande Depressão, período histórico em que o objetivo principal era recuperar a economia dos países afetados, algo parecido com que ocorre hoje em dia.

O problema é que essa obsolescência programada está totalmente ligada com o aumento e o descarte incorreto de lixo eletrônico. E esse crescimento desordenado de resíduos eletrônicos têm ameaçado cada vez mais o meio ambiente e prejudicado a saúde humana, por isso é tão importante acionar uma empresa especializada em descarte de eletrônicos, afinal, estaremos contribuindo para o nosso próprio bem estar e saúde.

Qual é o problema do descarte incorreto de eletrônicos?

Mas afinal, por que o descarte inadequado dos eletrônicos causa tantos danos? Pois estes equipamentos eletroeletrônicos possuem substâncias tóxicas em suas composições.

Por isso, se o descarte de eletrônicos é feito de forma irresponsável, os danos causados por essas substâncias tóxicas é tão grave a ponto de contaminar rios, lençóis freáticos e consequentemente colocando em risco a saúde humana. Mas apesar de ser um problema tão sério, ainda sim, segundo o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), 70% dos metais pesados encontrados nos aterros e lixões vem de equipamentos eletrônicos.

Recentemente o Centro de Ecologia Ann Arbor realizou uma pesquisa em 36 celulares de diferentes marcas e modelos, tendo como objetivo a análise da quantidade de componentes tóxicos presentes em cada um deles, onde foi constatado que esses componentes são altamente danosos desde sua extração até o final de suas vidas úteis.

E para se ter uma ideia, não foi encontrado apenas um mas diversas variedades de elementos químicos como: chumbo, cádmio e bromo. Os quais além de serem tóxicos, também estão propícios a causar câncer, diversos tipos de inflação e outras doenças.

A forma correta de realizar o descarte de eletrônicos:

Desde 2010 as atenções estão cada vez mais voltadas ao descarte correto de eletrônicos, tendo em vista os danos que podem ser causados. Porém, esse ainda é um problema, por isso, precisamos da contribuição e do comprometimento de todos, nessa causa.

Buscando uma empresa de descarte de eletrônicos, além de estar contribuindo para o meio ambiente e para a própria saúde, você estará também permitindo que os resíduos que aos seus olhos, já não tem mais utilidade, possam ser reciclados e reaproveitados, sejam eles domésticos ou industriais.

E com esse seu simples ato de descarte de eletrônicos de forma correta, você estará neutralizando os impactos ambientais e preservando a saúde humana dos danos e da toxicidade que os metais pesados presentes dos aparelhos eletrônicos possuem em sua composição, por isso é tão importante que cada um faça sua parte.

Descarte seus eletrônicos com a Ecobraz Emigre:

Enviando o seu lixo eletrônico para nossa empresa de descarte de eletrônicos, ele passará por uma série de processos, ações e meios, que apesar de diferentes, ainda sim possuem o mesmo objetivo de preservar e poupar esse nosso bem tão precioso que é o meio ambiente.

Lembre-se que o lixo eletrônico tem potencial de transformação, então na mesma proporção que pode causar grandes danos ao meio ambiente e a nós humanos, ele pode ser reciclado ou reaproveitado em casos compatíveis, mas isso quando entregue a uma empresa de descarte de eletrônicos séria e comprometida com essa causa.

Não se esqueça também que a responsabilidade sobre os seus aparelhos eletrônicos está sobre você, portanto, assim como você, cabe a cada um de nós fazer parte e contribuir para esse processo de preservação ambiental e preservação da boa saúde também, através do descarte de eletrônicos realizado de maneira correta.