Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Diferença entre Pilhas Comuns, Alcalinas e Recarregáveis

img-1

Você sabia que existe diferença entre pilhas comuns, alcalinas e recarregáveis?! Pois é, elas se diferenciam entre si e em diversos sentidos, alguns deles, inclusive, estão ligados a economia, oque pode resultar na redução de gastos da sua casa e talvez até mesmo de sua empresa, tendo em vista que as pilhas estão muito presentes no nosso dia a dia.

Atualmente, existem 3 tipos principais de pilhas: as comuns, as alcalinas e as recarregáveis. Cada uma se faz específica para uma finalidade diferente, com base nas suas vantagens e desvantagens, será que você está utilizando-as de maneira correta?! Conheça agora um pouco mais sobre cada uma delas.

Pilhas comuns:

As pilhas comuns são compostas de zinco no seu polo positivo e carbono em seu polo negativo, e ambos os elementos entram em contato por meio de uma mistura entre amônio, dióxido de manganês, cloreto de zinco e carbono, resultado na conversão de energia química em elétrica, assim como as demais pilhas.

Deste modo, quando ocorre a ligação no meio externo, entre os pólos positivos e negativos, internamente, há uma reação química que produz uma corrente.

No entanto, essa corrente é de pouca durabilidade, sendo assim, as pilhas comuns são indicadas para telefones, lanternas, campainhas, serviços de sinalização e rádios portáteis, por exemplo.

Pilhas Alcalinas

As pilhas alcalinas também possuem uma mistura eletrolítica, no entanto, o cloreto de amônio presente nas pilhas comuns, neste caso, é substituído por hidróxido de potássio (que realiza com facilidade a transferência de elétrons) ou ainda pelo hidróxido de sódio (que é um excelente condutor de eletricidade).

Essas substituições fazem com que haja um armazenamento de energia maior e consequentemente que as pilhas alcalinas durem mais que as comuns.

Sendo assim, o seu uso é indicado para aqueles equipamentos que requerem descargas rápidas e fortes de energia como é o caso das câmeras digitais, dos brinquedos infantis e dos detectores de fumaça, por exemplo.

Pilhas Recarregáveis

Você sabia que 1 pilha recarregável pode ser equivalente a 1800 pilhas alcalinas?! Isso mesmo, algumas pilhas recarregáveis garantem até 1800 recargas, resultando em economia e também no melhor aproveitamento dos aparelhos eletrônicos, tendo em vista, que possui uma capacidade maior, se fazendo eficaz para: mouses e controles de videogame, por exemplo.

De modo geral, as pilhas recarregáveis são divididas em 2 grupos: o primeiro deles é composto pelas NiCd (também chamadas de níquel e cádmio) que são as primeiras que surgiram, as quais têm uma capacidade menor de carga, menor vida útil e também são mais baratas.

O segundo grupo é formado pelas MiMH (também conhecidas como Níquel Metal Hidreto) que dentre as recarregáveis, são as mais utilizadas hoje em dia.

Entre as suas principais características podemos citar: o maior tempo de vida útil, a capacidade em receber mais recargas se comparado com as NiCd e menos poluentes, tendo em vista que não utilizam metais pesados (como o cádmio) em sua composição.

Qual a diferença entre pilhas comuns e recarregáveis?

Como mencionado anteriormente, existem equipamentos indicados para cada tipo de pilha, as pilhas alcalinas, por exemplo, duram pouco em câmeras digitais, isso porque elas não foram desenvolvidas para esse tipo de equipamento que demandam altas necessidades de energia e sim a produzir pequenas correntes em serviços contínuos.

Em contrapartida, as pilhas alcalinas se mostram altamente eficazes nos aparelhos eletrônicos, possuem uma capacidade maior se comparado com as pilhas comuns.

Por que a pilha alcalina é melhor?

Já foi comprovado que as pilhas alcalinas duram 5 vezes mais que as pilhas comuns, e por isso elas são consideradas por muitos como as melhores. Isso se dá pois elas possuem hidróxido de sódio em sua composição que contribui para que a sua condutividade elétrica seja maior, oque resulta em um transporte também maior e mais rápido. É justamente essa reação rápida que proporciona uma vida útil maior.

É possível recarregar pilhas normais?

Você já cogitou a hipótese de recarregar as pilhas normais?! Esperamos muito que a resposta seja não. Porém, essa é uma pergunta bastante frequente, mas o que pouca gente sabe, é que tentar recarregar uma pilha comum pode resultar em vazamentos ou até mesmo explosão, as quais podem provocar lesões corporais.

Isso acontece devido às reações eletroquímicas que são provocadas ao tentar recarregar uma pilha comum, sendo assim, somente as pilhas indicadas como “recarregáveis” é que podem passar por este processo.

Qual a melhor opção de pilha?

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre cada um destes tipos de pilha, vale ressaltar que você pode e deve fazer uso dos três, afinal, cada um está destinado a uma finalidade específica.

As pilhas comuns são indicadas para equipamentos com um consumo mais baixo, as alcalinas para materiais que consomem um pouco mais e as recarregáveis para equipamentos com consumo alto.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: