Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Economia Circular

O que é economia circular?

Economia circular é um conceito sustentável que promove a redução do uso de matérias primas e maior aproveitamento de resíduos.

Nesse modelo acredita-se que um resíduo pode ser insumo para a produção de novos itens. Com a reciclagem, a regeneração, a reutilização e a recuperação, os produtos tendem a ter sua vida útil estendida.

Quais são os princípios da economia circular?

O instituto Ellen MacArthur que conceituou a economia circular, também definiu quais são os três princípios. São eles:

Eliminação dos desperdícios e da poluição

A empresa que aplica esse princípio deve consertar os defeitos desde o início da produção, ou seja, reduzir o desperdício de matérias primas e diminuir a poluição.

A maior eficiência nesse caso significa usar menos energia e água, não precisar extrair um alto número de recursos para produzir um item e não usar substâncias tóxicas que podem prejudicar uma parte do ciclo.

Manter em uso produtos e materiais

O objetivo desse princípio é aumentar a vida útil dos produtos para que eles possam ser usados pelo maior tempo possível.

Com a aplicação desse princípio os produtos são feitos com materiais duráveis e que podem ser reciclados e até refeitos, essa ação diminui a quantidade de lixo em aterros sanitários e o uso de novas matérias primas.

Regenerar o meio ambiente

A economia circular busca promover ações de sustentabilidade de modo que possa haver um equilíbrio entre a regeneração do meio ambiente e a produção de itens.

Quais são os tipos de economia circular?

A economia circular deve ser escolhida de acordo com o tipo de negócio para que possa haver um equilíbrio, sendo divididos em cinco tipos que são:

Produto como serviço

A empresa procura ter uma relação mais próxima com o cliente, para entender melhor e atender as expectativas.

Esse modelo prioriza a satisfação do cliente, para que a manutenção e o descarte fique sendo totalmente responsabilidade da empresa e o cliente possa aproveitar a experiência.

Compartilhamento

Tem como principal objetivo a produção de itens que possam ser utilizados por mais de uma pessoa, portanto ele deve ser resistente e isso diminui a necessidade da produção de novos itens.

Extensão da vida útil

Em que a vida útil do produto é estendida por meio da reutilização, upgrade, reuso, remanufatura, recuperando assim o valor do item.

Suprimentos circulares

Os insumos usados são materiais reciclados, renováveis, biodegradáveis e não tóxicos, para que a energia utilizada seja renovável e haja a circularidade dos produtos.

Recuperação de recursos

Utilizando a logística reversa e a reciclagem para trazer de volta o valor dos produtos, por meio de uso em cascata. A recuperação pode ser de recursos, energia e até materiais.

Quais são os benefícios da economia circular?

Existem diversos benefícios em incorporar a economia circular na empresa e no dia a dia, dentre eles estão:

  1. Conservação do meio ambiente
  2. Reduzir a poluição
  3. Promover a criação de empregos e a inovação dos produtos
  4. Redução da dependência de matérias primas
  5. Redução dos desperdícios
  6. Marketing positivo
  7. Diminuição dos custos de produção

Como a economia circular deve ser aplicada?

Para que todos os benefícios da economia circular possam acontecer é necessário que todos os princípios sejam aplicados em empresas e no dia a dia das pessoas, por meio de processos, como:

  • Extensão da vida útil dos produtos
  • Utilização da logística reversa
  • Utilização dos resíduos como recursos
  • Preferência aos insumos circulares
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: