
Economia circular é um conceito sustentável que promove a redução do uso de matérias primas e maior aproveitamento de resíduos.
Nesse modelo acredita-se que um resíduo pode ser insumo para a produção de novos itens. Com a reciclagem, a regeneração, a reutilização e a recuperação, os produtos tendem a ter sua vida útil estendida.
O instituto Ellen MacArthur que conceituou a economia circular, também definiu quais são os três princípios. São eles:
A empresa que aplica esse princípio deve consertar os defeitos desde o início da produção, ou seja, reduzir o desperdício de matérias primas e diminuir a poluição.
A maior eficiência nesse caso significa usar menos energia e água, não precisar extrair um alto número de recursos para produzir um item e não usar substâncias tóxicas que podem prejudicar uma parte do ciclo.
O objetivo desse princípio é aumentar a vida útil dos produtos para que eles possam ser usados pelo maior tempo possível.
Com a aplicação desse princípio os produtos são feitos com materiais duráveis e que podem ser reciclados e até refeitos, essa ação diminui a quantidade de lixo em aterros sanitários e o uso de novas matérias primas.
A economia circular busca promover ações de sustentabilidade de modo que possa haver um equilíbrio entre a regeneração do meio ambiente e a produção de itens.
A economia circular deve ser escolhida de acordo com o tipo de negócio para que possa haver um equilíbrio, sendo divididos em cinco tipos que são:
A empresa procura ter uma relação mais próxima com o cliente, para entender melhor e atender as expectativas.
Esse modelo prioriza a satisfação do cliente, para que a manutenção e o descarte fique sendo totalmente responsabilidade da empresa e o cliente possa aproveitar a experiência.
Tem como principal objetivo a produção de itens que possam ser utilizados por mais de uma pessoa, portanto ele deve ser resistente e isso diminui a necessidade da produção de novos itens.
Em que a vida útil do produto é estendida por meio da reutilização, upgrade, reuso, remanufatura, recuperando assim o valor do item.
Os insumos usados são materiais reciclados, renováveis, biodegradáveis e não tóxicos, para que a energia utilizada seja renovável e haja a circularidade dos produtos.
Utilizando a logística reversa e a reciclagem para trazer de volta o valor dos produtos, por meio de uso em cascata. A recuperação pode ser de recursos, energia e até materiais.
Existem diversos benefícios em incorporar a economia circular na empresa e no dia a dia, dentre eles estão:
Para que todos os benefícios da economia circular possam acontecer é necessário que todos os princípios sejam aplicados em empresas e no dia a dia das pessoas, por meio de processos, como:
Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões:
Uma resposta