Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Energia Limpa

img-2

Você sabe o que é energia limpa? São todos aqueles tipos de energia que não são capazes de gerar qualquer tipo de poluição, pois não liberam substâncias poluentes no meio ambiente. Até o presente momento, não foi descoberto nenhum tipo de energia que funcione perfeitamente sem gerar danos ambientais, entretanto, a energia limpa se mostra eficaz, pois tem seu impacto na natureza reduzido.

Considerada como toda aquela eletricidade gerada através de fontes renováveis e sem a emissão de poluentes ou impactos ao meio ambiente, podemos citar como exemplos de energia limpa: a energia solar, a energia eólica, energia hidraulica, energia nuclear, biomassa, geotérmica e a energia maremotriz, que tal conhecer um pouco mais sobre elas?!

Quais são os tipos de energia limpa?

Energia Solar

Você sabia que recebemos do sol uma quantidade 10 mil vezes maior de energia gasta pela população mundial em 1 ano?! Pois bem, sendo assim, toda essa energia proveniente do recurso natural mais abundante do do planeta, pode e deve ser aproveitada, tendo em vista, que a luz solar permite a geração de energia elétrica através de dois tipos diferentes de tecnologia, sendo elas a fotovoltaica e a energia heliotérmica.

Energia Solar Fotovoltaica

Utilizada por diversos lares, comércios por meio dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede e também por grandes projetos de usinas solares, a energia fotovoltaica, nada mais é, do que a transformação da radiação solar em correntes elétricas, através das células voltaicas, as quais compõem aquelas placas que estão expostas a luz do sol.

Energia Solar Heliotérmica

Também conhecida como Energia Solar Térmica Concentrada, essa tecnologia faz o uso de um grande número de espelhos coletores que refletem a luz do sol de forma concentrada a um ponto específico de uma grande torre central, de modo que materiais específicos sejam aquecidos a grandes temperaturas, o que resulta em expansão ou vaporização e com isso a movimentação de turbinas responsáveis pela geração de energia elétrica.

A grande vantagem é que depois de prontas, essas tecnologias voltadas para a geração de energia a partir da luz do sol, não geram nenhum tipo de poluição. Em contrapartida, é necessário falar da desvantagem, não é mesmo?! Que está ligada com a extração e manejo de silício para a produção dos painéis, oque gera poluição (mas que pode ser controlada).

Energia Eólica

Tem como matéria-prima a força dos ventos, as quais são captadas por meio de uma hélice de duas ou três pás, que estão presas no topo de altas torres, denominadas eólias. Desse modo, as hélices giram conforme a força dos ventos e dão origem a energia limpa.

Você sabia que essa tecnologia apresenta vantagens muito positivas?! Isso mesmo, o processo de geração de energia eólica resulta em quase nenhum tipo de impacto ao meio ambiente, sem contar, que o custo para a geração de eletricidade é extremamente baixo se comparado com os demais.

Deste modo, suas desvantagens são poucas, mas ainda sim existem, por isso, é necessário falar delas. Em primeiro lugar, podemos citar a ameaça da vida dos pássaros quando a torre é posicionada em suas rotas de migração, poluição sonora e interferência em transmissões de rádio e TV também entram nessa lista e por último, é preciso lembrar dos impactos ambientais gerados por meio da instalação das usinas e na mudança das paisagens.

Energia Hidráulica

Se trata de um tipo de energia limpa bem conhecido, tendo em vista, que é proveniente do movimento das águas. Inclusive, é uma das fontes mais utilizadas no Brasil, levando em consideração a grande quantidade de usinas hidrelétricas espalhadas por todo canto do país, você já deve ter visto pelo menos alguma delas pela televisão, não é mesmo?!

A geração deste tipo de energia limpa ocorre por meio de grandes turbinas que se movimentam através da força das águas represadas de determinados rios, as quais vão sendo liberadas de acordo com a necessidade de novas gerações, fazendo com que seu rendimento seja extremamente alto, inclusive, maior até mesmo daqueles mencionados acima.

Porém, apesar de seu rendimento ser alto, infelizmente, os seus impactos ambientais são grandiosos. Dentre eles podemos citar: alagamentos, bloqueio nos rios, destruição de ecossistemas, alteração das paisagens e até mesmo o deslocamento da população que morava no local, ou próximo ao local em que a usina hidrelétrica foi construída.

Energia Nuclear

A reação de fissão nuclear libera um certo tipo de energia na forma de calor. E esse calor todo resulta na fervura da água e consequentemente na geração do vapor, o qual aciona a turbina e consequentemente produz a eletricidade.

Por meio desse tipo de tecnologia, uma grande quantidade de energia limpa é gerada, fazendo com que essa seja a sua principal vantagem. No entanto, em contrapartida, há um custo muito elevado para que sua implementação possa acontecer, sem contar os altos riscos de acidentes, mas principalmente a etapa em que a água quente resultante do processo, retorna para os rios e lagos, causando a poluição térmica.

Biomassa

Na produção deste tipo de energia, são utilizadas matérias orgânicas, tais como: alimentos, restos de madeiras, plantas, algas e etc. Por meio da tecnologia implantada nessa técnica, essas matérias podem ser transformadas em 3 estados de combustíveis, sendo eles: sólido, líquido e gasoso.

E como exemplo destes combustíveis, podemos citar o etanol e o biodiesel, por exemplo, os quais, juntamente com os demais combustíveis produzidos a partir dessa tecnologia, contribuem para a diminuição dos gases emitidos e consequentemente, fazem com que o problema do aquecimento global e do efeito estufa sejam diminuídos. Porém, assim como as demais, esse tipo de energia também tem suas desvantagens, e dessa vez, está ligada principalmente ao desmatamento.

Maremotriz

Produzida através de torres subaquáticas com hélices que são instaladas em pontos estratégicos perto do litoral, juntamente com a força das ondas e das marés, outra energia limpa é produzida, a energia Maremotriz, você já ouviu falar?!

O processo ocorre por meio da captação da água e posteriormente na transformação em eletricidade. No entanto, apesar de se tratar de uma técnica muito inteligente, infelizmente, o seu rendimento é baixo e o seu fornecimento de energia também não é contínuo.

Geotérmica

Você se lembra das aulas de geografia em que estudávamos as camadas da Terra? Pois bem, a 64 Km da superfície, existe uma camada chamada Magma, onde as temperaturas são muito altas, tão altas que acabam até fervendo a água dos reservatórios subcutâneos. Sendo assim, a geração desse tipo de energia limpa, tem como foco a captação do vapor gerado nesses reservatórios por meio de tubos e canos apropriados.

E todo esse movimento que ocorre nos dutos, entre água e vapor, resulta na movimentação das turbinas e consequentemente na geração de energia, é claro.

Energia Limpa no Brasil:

Você sabia, que no Brasil, as fontes de energia limpa correspondem a 83% da produção nacional?! Então; esses dados foram divulgados pelo Ministério de Minas e energia, no início do ano de 2020, juntamente com informações sobre a abrangência dos diferentes tipos de energia limpa, onde foi constatado que a participação é liderada, atualmente, pela geração hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Vale destacar ainda que segundo a pesquisa, a expectativa é de que esses números sejam ainda maiores, tendo em vista o custo cada vez mais acessível para a implantação dessas técnicas e a necessidade cada vez maior de reduzir os impactos ambientais.

Quais os benefícios da energia limpa?

Os principais benefícios da energia limpa estão totalmente ligados com a não emissão de poluentes em sua geração, resultando em um processo sustentável, existem sim desvantagens em cada uma delas, no entanto, acabam sendo quase insignificantes se comparados com os benefícios ambientais, portanto abrace essa causa, ainda mais se você possui ou conhece alguém que possua empresa, onde há a necessidade da geração de energia para manter sua infraestrutura.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: