
Greenwashing é um termo em inglês chamado de “lavagem verde” que define uma prática das empresas, indústrias, organizações não governamentais e até governos.
Essa prática consiste em estratégias de marketing que promovam discursos, documentos, propagandas e campanhas sustentáveis. Mas na realidade a prática é bem diferente.
Muitas empresas e organizações praticam o greenwashing para melhorar sua imagem diante dos consumidores.
A geração atual tem maior preocupação em relação à sustentabilidade. Para atrair esses clientes e melhorar a reputação, as empresas implementam o greenwashing.
Várias companhias adotam a prática do greenwashing, pois é uma alternativa mais conveniente do que investir em regulamentação e aplicar protocolos para alcançar a sustentabilidade.
Outras recorrem a essa tática por falta de total conhecimento sobre seus produtos, o que pode levar à divulgação de propagandas enganosas.
A prática do greenwashing pode trazer consequências para a sociedade, para os consumidores e para a própria empresa, por motivos como:
Muitos consumidores buscam produtos e empresas sustentáveis. As práticas enganosas do greenwashing podem trazer uma imagem negativa para a empresa, de forma que os clientes recusem obter seus produtos.
Essa prática influencia as pessoas a comprarem mercadorias ou apoiar governos, ou organizações, que não são sustentáveis, promovendo decisões erradas pela falta de informações reais.
Essas companhias apesar de exibirem uma imagem sustentável e ligada ao meio ambiente, na prática é algo bem diferente, gerando impactos ambientais, como desperdício e descarte incorreto de resíduos.
Greenwashing pode ser configurado como propaganda enganosa e isso é uma infração da lei, também existem leis a respeito do descarte de resíduos que o descumprimento pode levar a multas ou penas.
O greenwashing atrapalha quem busca ter um estilo de consumo mais sustentável, portanto para evitar que isso aconteça é preciso prestar atenção a detalhes como:
Apesar de muitas empresas serem capaz de camuflar o greenwashing, existem certas ações que denunciam essa prática. Algumas são:
Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: