Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial 

img-2

O que é ISE?

O índice de sustentabilidade empresarial é uma ferramenta criada pela Bolsa de Valores brasileira (B3) para analisar a sustentabilidade corporativa das empresas.

Os aspectos da sustentabilidade abordados pelo ISE abrangem também a eficiência econômica, a justiça social, a preservação ambiental e a governança corporativa.

Qual o objetivo do ISE?

Um dos principais objetivos do ISE é incentivar as empresas a adotarem práticas de sustentabilidade, dando destaque às empresas que apresentam transparência, comprometimento socioambiental e governança.

O ISE busca atender os investidores e identificar empresas que possuam maior comprometimento com boas práticas de sustentabilidade e atendam aos critérios do ESG (Ambiental, Social e Governança).

Como se calcula o ISE?

Para calcular o Índice, um peso de 100 é atribuído a cada dimensão do questionário que são divididas em critérios. Estes são subdivididos em indicadores, onde as empresas indicadas são aquelas que suas ações estão entre as 200 mais negociadas.

As dimensões são ambiental, social, econômico-financeira e mudanças climáticas. São também divididas em política, gestão e desempenho e cumprimento legal.

Vale lembrar que o cálculo do ISE é feito pela Bolsa de Valores brasileira (B3). Logo a metodologia pode mudar de acordo com as mudanças de sustentabilidade em relação à melhoria das práticas e da sua demanda.

Quais são os indicadores de sustentabilidade empresarial ?

São vários os indicadores, porém eles são divididos em três grupos:

1- Ambiental

São observados a relação da empresa com a preservação do meio ambiente. Alguns dos fatores levados em conta nesse indicador são:

  • pegada de carbono e emissão de gases de efeito estufa
  • consumo de recursos naturais
  • gestão dos resíduos e reciclagem.

2- Social

O social é um indicador que vem crescendo e que trata da preocupação com os direitos humanos, em relação a comunidade que a empresa está inserida, a saúde e segurança dos colaboradores.

A diversidade da equipe, satisfação dos colaboradores, relação com a comunidade e apoio e preocupação com o bem estar dos funcionários e de suas famílias, são pontos importantes desse indicador.

3- Governança (ESG)

Esse indicador é um dos mais conhecidos e aplicados, por ter transparência e divulgação de informações, políticas anticorrupção e antissuborno e uso de código de conduta formal.

Como uma empresa ingressa no ISE?

As empresas passam por um processo de seleção estabelecido pela bolsa de valores brasileira (B3), e devem atender a vários critérios para ingressar no ISE, dentre eles estão:

  1. Estar entre as 200 primeiras posições do índice de negociabilidade
  2. Não ser classificado na penny stock.
  3. Atender os critérios de sustentabilidade e ser selecionado pelo conselho deliberativo.

Porém essas regras podem sofrer modificações, caso a B3 atualize o índice para melhorar a seleção das empresas.

Quais as vantagens do ISE?

Existem inúmeras vantagens em aderir a ISE, dentre elas estão integrar a lista de investimento da B3, por exemplo:

  1. As organizações são tratadas como prioridade pelos investidores.
  2. Maior engajamento entre os colaboradores.
  3. Ter consumidores mais conscientes e preocupados com o meio ambiente.
  4. Marketing positivo.
  5. Cuidado e preservação de recursos naturais.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

2 respostas

  1. Prezados Senhores,
    Sou professor universitário e leciono uma disciplina que envolve conceitos de Ética e Exercício Profissional para alunos de Engenharia e Design. Neste aspecto, gostaria de estreitar contatos para divulgar e poder contar com possível palestra sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sua estrutura e caracterísiticas. Tal interesse seria para tornar a disciplina mais enriquecida já que trabalho com os conceitos e estruturas da metodologia ASG e do instituto ETHOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: