O índice de sustentabilidade empresarial é uma ferramenta criada pela Bolsa de Valores brasileira (B3) para analisar a sustentabilidade corporativa das empresas.
Os aspectos da sustentabilidade abordados pelo ISE abrangem também a eficiência econômica, a justiça social, a preservação ambiental e a governança corporativa.
Um dos principais objetivos do ISE é incentivar as empresas a adotarem práticas de sustentabilidade, dando destaque às empresas que apresentam transparência, comprometimento socioambiental e governança.
O ISE busca atender os investidores e identificar empresas que possuam maior comprometimento com boas práticas de sustentabilidade e atendam aos critérios do ESG (Ambiental, Social e Governança).
Para calcular o Índice, um peso de 100 é atribuído a cada dimensão do questionário que são divididas em critérios. Estes são subdivididos em indicadores, onde as empresas indicadas são aquelas que suas ações estão entre as 200 mais negociadas.
As dimensões são ambiental, social, econômico-financeira e mudanças climáticas. São também divididas em política, gestão e desempenho e cumprimento legal.
Vale lembrar que o cálculo do ISE é feito pela Bolsa de Valores brasileira (B3). Logo a metodologia pode mudar de acordo com as mudanças de sustentabilidade em relação à melhoria das práticas e da sua demanda.
São vários os indicadores, porém eles são divididos em três grupos:
São observados a relação da empresa com a preservação do meio ambiente. Alguns dos fatores levados em conta nesse indicador são:
O social é um indicador que vem crescendo e que trata da preocupação com os direitos humanos, em relação a comunidade que a empresa está inserida, a saúde e segurança dos colaboradores.
A diversidade da equipe, satisfação dos colaboradores, relação com a comunidade e apoio e preocupação com o bem estar dos funcionários e de suas famílias, são pontos importantes desse indicador.
Esse indicador é um dos mais conhecidos e aplicados, por ter transparência e divulgação de informações, políticas anticorrupção e antissuborno e uso de código de conduta formal.
As empresas passam por um processo de seleção estabelecido pela bolsa de valores brasileira (B3), e devem atender a vários critérios para ingressar no ISE, dentre eles estão:
Porém essas regras podem sofrer modificações, caso a B3 atualize o índice para melhorar a seleção das empresas.
Existem inúmeras vantagens em aderir a ISE, dentre elas estão integrar a lista de investimento da B3, por exemplo:
Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões:
Uma resposta