Lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo ou resíduo eletrônico, é um termo utilizado para descrever todo o lixo ou resíduo proveniente de equipamentos eletrônicos descartados. Esses equipamentos incluem desde computadores, telefones celulares, TVs, eletrodomésticos até componentes eletrônicos menores, como baterias, cabos e placas de circuito impresso.
O rápido avanço da tecnologia e a obsolescência programada dos dispositivos eletrônicos têm contribuído para o aumento do lixo eletrônico em todo o mundo. À medida que novos produtos são lançados e os antigos se tornam obsoletos, muitas pessoas optam por substituir seus dispositivos eletrônicos, resultando em um acúmulo significativo de resíduos.
A classificação do lixo eletrônico pode variar dependendo do sistema adotado, mas geralmente leva em consideração os seguintes critérios:
Isso inclui dispositivos maiores, como computadores de mesa, laptops, televisões, geladeiras, máquinas de lavar, secadoras, aparelhos de ar-condicionado, entre outros.
Essa categoria engloba dispositivos menores, como telefones celulares, tablets, câmeras digitais, MP3 players, fones de ouvido, carregadores, cabos, relógios inteligentes, eletrodomésticos portáteis, entre outros.
Essa classificação envolve todos os componentes e peças que fazem parte dos dispositivos eletrônicos, como placas de circuito impresso, processadores, memórias RAM, discos rígidos, baterias, fios e cabos.
É importante ressaltar que o lixo eletrônico não deve ser descartado junto com o lixo comum. Devido à sua composição, ele pode conter substâncias perigosas, como mercúrio, chumbo, cádmio e outros metais pesados, além de materiais plásticos não biodegradáveis. Essas substâncias podem causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana se não forem devidamente tratadas.
Com o aumento do lixo eletrônico, podem ocorrer impactos ambientais ligados ao descarte inadequado, tais como redução do tempo de vida dos aterros sanitários, impactos na saúde pública e contaminação por metais pesados.
Os aterros sanitários são construções feitas para evitar que materiais derivados do lixo poluam o solo, os mananciais e o ar.
Quando despejam uma grande quantidade de lixo eletrônico nesses aterros, os plásticos, vidros e materiais perigosos encontrados nos eletrônicos, podem fazer com que o aterro atinja a sua capacidade máxima mais rapidamente de modo que sua vida útil seja bem reduzida.
Apesar de não gerar impacto ambiental, os resíduos e a poluição vindos do descarte inadequado do lixo eletrônico podem trazer consequências às pessoas que trabalham no aterro ou moram em locais perto.
Os dispositivos eletrônicos, pilhas, lâmpadas e baterias contém materiais como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e outros, que podem contaminar o solo e afetar a saúde das pessoas. Pode causar sérios problemas como câncer, problemas respiratórios e até mesmo coma.
O lixo eletrônico, também chamado de Resíduo de Equipamento Elétrico e Eletrônico (REEE), pode ser dividido em quatro subtipos chamados de linha tendo verde, marrom,azul e branca.
Que abrange a categoria de pilhas, carregadores, computadores, celulares e até fones de ouvido.
Que são os aparelhos televisores, dvd e caixas de som.
Essa linha corresponde aos eletrodomésticos como secadores de cabelo, batedeiras e liquidificadores.
São os eletrodomésticos de grande porte como geladeira,freezers e máquinas de lavar.
Por causa da presença de metais pesados, o lixo eletrônico deve ter uma destinação diferente do lixo comum, pois ele pode causar maiores impactos no meio ambiente.
Logo o consumidor deve apagar todos os dados do aparelho, caso tenha seus dados pessoais. Ou seja, retornar as configurações de fábrica, para depois entregar à loja ou depositar em um ponto de coleta para que o material seja enviado para uma empresa especializada no descarte de lixo eletrônico.
O lixo eletrônico por ter vários componentes que afetam o meio ambiente, deve ser separado e submetido a um processo para que possa ser descartado corretamente.
Significa que para realizar esse processo é necessário contatar uma empresa especializada em descarte de lixo eletrônico.
Assim então, o componente passa por três etapas:
Os objetos são colocados em uma espécie de esteira onde são separados de acordo com o tipo que são, pois vão para diferentes grupos de processamento.
Depois da triagem os produtos restantes são triturados por uma máquina e depois encaminhados para que sejam separados de acordo com a densidade, para que possam depois ser reutilizados seja pelo mesmo setor ou setores diferentes.
Os componentes já separados e triturados são enviados aos seus destinos seja em indústrias de eletrônicos para serem reutilizados, seja para novas indústrias como joias ou eletrodomésticos.
Esse processo é benéfico tanto para o meio ambiente quanto para a empresa, pois além de ajudar a preservar os recursos naturais a companhia também pode contar com uma fonte “renovável” de matéria-prima.
Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões:
Uma resposta