Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

O que é ODS?

img-1

Você sabe o que é ODS? Os ODS são uma coleção com 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Essas metas fazem parte da Resolução 70/1 “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da Assembleia que está sujeito a mudar de nome para simplesmente “Agenda 2030”.

O que é ODS significado?

O significado de ODS é Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais estão ligados de forma direta com os projetos incentivados de impactos sociais, visto que os mesmos buscam alterar de alguma maneira uma determinada comunidade ou grupo a sua volta, de maneira a abraçar alguma causa.

Por semelhante modo, atuam também os ODS que desde setembro de 2015, quando foram aprovados pela ONU, agem com o objetivo de erradicar a pobreza e promover uma vida digna e igualitária para todos, dentro dos limites do planeta, independente de classe social.

Essa atuação dos ODS partem de 4 dimensões principais, sendo elas: institucional, social, ambiental e econômica, onde defendem a necessidade gritante de levar o mundo a um caminho mais sustentável a partir de medidas transformadoras que muitas das vezes são simples mas fazem toda a diferença quando são realizadas em conjunto, por isso é tão importante a adesão de todos.

Quais são os tipos de ODS?

Foi no ano de 2012, mais precisamente, no período que ocorreu o evento Rio+20, que surgiram as primeiras iniciativas, as quais, 3 anos após, em 2015, seriam adotadas pelos países até que os objetivos fossem analisados novamente em 2030.

Sendo assim, a Agenda 2030, tem sua base voltada para os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas, os chamados ODS. Mas, de modo geral, de acordo com um de seus princípios, os ODS acreditam que a erradicação da pobreza seja fundamental para o desenvolvimento sustentável, além de alcançar o maior desafio global.

De modo geral, os ODS possuem 17 objetivos, sendo eles:

  • Erradicação da pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Igualdade de gênero;
  • Água potável e saneamento;
  • Energia limpa e acessível;
  • Trabalho decente e crescimento econômico;
  • Indústria, inovação e infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção sustentáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida na água;
  • Vida terrestre;
  • Paz, justiça e instituições eficazes;
  • Parcerias e meios de implementação.

 

Falemos agora, um pouco mais sobre alguns destes objetivos. De olho no primeiro objetivo, a “erradicação da pobreza”, espera-se que a população que vive em situação de pobreza seja reduzida pela metade, até 2030, garantindo que esses cidadãos tenham acesso, pelo menos, a serviços básicos.

Já se tratando da “fome zero e agricultura sustentável”, o objetivo vai além de acabar com a fome, pois também tem como objetivo garantir que todos tenham acesso a alimentos nutritivos e seguros e também que supram a demanda anual, de modo a extinguir toda e qualquer tipo de desnutrição.

Nessa ideia, a intenção é de realmente dobrar a produção anual agrícola e também garantir a introdução de sistemas sustentáveis na produção e cultivo desses alimentos. Ou seja, aumentar o cultivo de alimentos nutritivos e seguros tanto para o consumo, como também para o meio ambiente, visto que tem suas práticas estão voltadas para à preservação do solo, dos rios e do planeta como um todo.

Vale destacar ainda, outro objetivo muito importante em meio aos demais. Se trata da diminuição da mortalidade materna no mundo, o desafio é que a redução seja de menos de 70 mortes a cada 100.000 nascimentos.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Além daqueles recém mencionados acima, podemos citar também alguns outros pontos importantes. Como por exemplo, o objetivo de proporcionar o acesso fácil ao ensino primário e secundário completo, de qualidade e de forma livre para meninos e meninas.

Outro objetivo importante, desta vez voltado principalmente as mulheres, tem como foco extinguir discriminação contra meninas e mulheres que infelizmente é muito presente nos dias atuais, além por um fim em outros problemas, como exploração sexual, por exemplo. Além disso, o projeto tem procurado aumentar a valorização dos trabalhos e afazeres domésticos.

Os ODS também gostariam de oferecer, pelo menos, o básico para aqueles que infelizmente, nem isso conseguem ter nos dias atuais, acesso global e equitativo à água potável, saneamento e higiene adequada para toda a população mundial.

O foco também está em aumentar o acesso a serviços de energia, principalmente de fontes renováveis, além de dobrar a taxa global de eficiência energética.

Qual a função dos ODS?

Os ODS tem como função ser guia das decisões políticas dos países que integram a ONU (Organização das Nações Unidas). Sem contar que seus objetivos também estão direcionados ao financiamento (PNUD) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, órgão esse que é responsável também por garantir respaldo aos governos de modo que cada país implemente os ODS em suas próprias diretrizes nacionais.

Essa instituição tem buscado incentivar cada vez mais os países a abraçarem essa causa, de modo que as metas definidas pelos ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possam ser alcançadas até 2030.

Os países recebem incentivos também através de parcerias entre governos, relacionados ao setor privado e em iniciativas voltadas para a sociedade civil.

Qual a importância dos ODS?

À medida que o tema de desenvolvimento sustentável dos ODS foram se tornando populares, ficou ainda mais claro que se tratava de um projeto muito importante, não somente para os países, mas também para as empresas, que abraçaram a causa e passaram a implementar ideias e estratégias, se adequando aos ODS.

Afinal, nos dias atuais, tem sido cada vez mais alta a procura por produtos e serviços que adotam medidas sustentáveis, sendo assim, aquelas empresas que não adicionam os ODS em suas produções além de lucrar menos ainda prejudicam o meio ambiente.

Além disso, vale salientar também, que aquelas empresas que optam por não seguir essa Agenda Global de Sustentabilidade, tem como consequência a perda cada vez maior de espaço na sociedade, visto que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para a geração de novas demandas empresariais e consequentemente aumentam as oportunidades de mercado.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: