Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Pilhas Alcalinas

img-1

Apesar de parecerem inofensivas, você sabia que as pilhas alcalinas oferecem grande perigo quando são descartadas de maneira incorreta?! Pois bem, e no decorrer deste texto vamos entender um pouquinho mais sobre isso e sobre esses itens de modo geral, abordando sua funcionalidade, composição e muito mais, fique com a gente!

As pilhas têm sido cada vez mais aliadas no nosso dia a dia, não é mesmo?! Principalmente as recarregáveis, afinal, elas são responsáveis por garantir a funcionalidade de itens que se tornaram indispensáveis em nossas vidas, como: relógios, calculadoras, rádios, computadores portáteis e até mesmo na área da saúde, tendo em vista, o funcionamento de marcapassos.

E diante dessa grande diversidade de pilhas entre formatos, tamanhos e funções, hoje falaremos especificamente das pilhas alcalinas (de modo geral, abordando sua funcionalidade, composição e riscos), as quais, embora não sejam recarregáveis, são as mais utilizadas hoje em dia.

O que significa pilhas alcalinas?

Você já parou para pensar o porquê do nome das coisas?! Pois bem, as pilhas alcalinas recebem este nome por conta das suas características, sendo elas: não ácida e alcalina, é claro). Elas são compostas de hidróxido de potássio e funcionam de modo semelhante às demais pilhas.

No entanto, é importante dizer que as pilhas alcalinas se sobressaem um tanto quanto entre as demais, isso porque elas realizam a transferência de elétrons com mais facilidade, e consequentemente, armazenam uma quantidade superior de energia, fazendo com que esse tipo de pilha tenha uma vida útil bem maior que as outras.

E assim como a sua durabilidade é maior, o seu preço também acaba sendo mais salgado, entre as demais, você já tinha reparado nisso?! Pois bem, esse valor elevado se dá pela obtenção do hidróxido de potássio que acontece de forma difícil, oque demanda um custo mais alto, o qual reflete também no preço final das pilhas.

Qual é a diferença entre as pilhas comuns e alcalinas?

Aplicação: as pilhas alcalinas desempenham recargas fortes e rápidas de energia, sendo assim, elas são muito indicadas para câmeras fotográficas digitais, MP3 player e brinquedos, por exemplo, que necessitam desta potência mais elevada.

Em contrapartida, as pilhas comuns são responsáveis por produzir pequenas correntes em serviços contínuos, deste modo, elas se mostram eficazes na funcionalidade de itens como: lanternas, campainhas, telefones, rádios portáteis, serviços de sinalização e outros equipamentos que também não necessitam de recargas rápidas e fortes assim como esses.

Composição: assim como foi mencionado anteriormente, o hidróxido de potássio é um dos componentes das pilhas alcalinas, mais precisamente de uma mistura de eletrolítica da pasta básica deste componente, resultando em um excelente condutor de energia. Já as pilhas comuns levam cloreto de amônio (sal ácido) em sua composição, de modo, que são classificadas como ácidas.

Durabilidade: anteriormente já foi brevemente falado sobre a durabilidade maior das pilhas alcalinas, mas vamos entender agora um pouquinho mais do porquê isso acontece? Pois bem, já foi comprovado que as alcalinas duram 5 vezes mais que as pilhas ácidas e isso se dá devido ao hidróxido de potássio possuir maior condutividade elétrica e consequentemente transportar energia mais rapidamente que o Cloreto de amônio.

Qual a diferença entre pilhas alcalinas e de zinco?

Cada tipo de pilha se faz ideal para um tipo diferente de aparelho, de acordo com as suas respectivas potências. As pilhas alcalinas, por exemplo, são ideais para aqueles aparelhos que consomem uma quantidade maior de energia, como é o caso dos brinquedos de criança. Já as pilhas de zinco se mostram ideais para aqueles dispositivos que não necessitam tanto assim de um consumo energético e como exemplo deles, nós podemos citar as calculadoras, as lanternas e os controles remotos.

Descarte de pilhas alcalinas:

As pilhas alcalinas não possuem metais pesados em sua composição, como: chumbo, mercúrio e cádmio, além disso, elas tendem a vazar menos se comparadas com as demais pilhas. Porém, mesmo assim, elas não estão isentas de causar poluição, por isso é fundamental que as mesmas sejam destinadas à reciclagem.

Descarte suas pilhas alcalinas com a Ecobraz Emigre:

Agora que você já sabe que as suas pilhas não podem ser descartadas em qualquer lixeira, que tal conhecer o lugar ideal para destiná-las?! Nós da Ecobraz Emigre quaisquer tipos de lixo eletrônico, sejam eles na linha azul, marrom ou verde.

Deste modo, você pode descartar seus eletrônicos com a gente, garantindo assim que eles não causem problemas ambientais e também problemas relacionados com a saúde humana, os quais, infelizmente, tem se tornado cada vez piores, a cada ano que passa.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: