Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Reciclagem PC

img-2

Conta aqui para a gente, você também tem um computador velho, que já não utiliza mais e que está somente ocupando um espaço na sua casa?! Pois é, muitos se encontram na mesma situação e se perguntam o que fazer e como descartar esse computador antigo, afinal, eles não podem ser descartados em qualquer lugar.

Pensando nisso, saiba que nós da Ecobraz Emigre podemos te ajudar nessa missão. Somos uma instituição sem fins lucrativos, onde realizamos o desmonte de computadores e de outros tipos de eletrônicos que já não possuem mais utilidade, e posteriormente, realizamos a reciclagem de seus componentes de forma segura e não prejudicial ao meio ambiente, que tal conhecer um pouco mais do processo?!

Reciclagem de PC

Você sabe como acontece a reciclagem de um computador velho? Não? Pois bem, depois de descartados de forma correta, os pc’s são encaminhados a reciclagem, processo em que ocorre a retirada de peças.

E esses aparelhos são compostos por diferentes componentes, os quais, além de poderem ser reaproveitados como matéria-prima ou até mesmo como componentes de um novo equipamento, também contribuem para a diminuição dos índices de lixo eletrônico e do impacto ambiental, afinal além desses itens, os eletrônicos são compostos por substâncias tóxicas.

Descarte computador antigo:

Você sabia que o processo da reciclagem começa com as atitudes de cada um de nós? Isso mesmo, afinal, se não houver o descarte correto, a reciclagem não acontece, por isso, é tão importante encaminhar o seu computador velho para um local que garanta que a reciclagem irá acontecer de forma segura ao meio ambiente.

E isso vale para todos os tipos de lixo, mas em especial aos lixos eletrônicos, assim como os computadores, celulares e aparelhos de televisão, que levam substâncias tóxicas em sua composição, tais como: mercúrio, chumbo e cádmio, por exemplo.

Essas substâncias quando entram em contato com o meio ambiente podem resultar na contaminação da água e também do solo e consequentemente causar danos irrepreensíveis tanto para a natureza, quanto para a saúde humana também. Sendo assim e também levando em consideração que a proteção do nosso planeta é responsabilidade de todos nós, não permita que os eletrônicos da sua casa sejam descartados de forma incorreta.

Como descartar computador?

Coleta

Algumas cidades se responsabilizam pela coleta do lixo eletrônico produzido por seus moradores, você sabe se a sua também adota essa medida? Verifique com a prefeitura da sua cidade se há algum programa com esse objetivo.

Empresas

Existem empresas que se responsabilizam pela reciclagem ou até mesmo pela troca de computadores antigos. Algumas delas, inclusive, são as próprias fabricantes do produto, por isso, vale a pena você entrar em contato com elas. Mas vale lembrar também que existem outras empresas destinadas à reciclagem de eletrônicos, assim como nós!

Reciclagem de computador:

A reciclagem de computador, assim como as outras, é um processo muito importante, afinal, ela contribui para que haja a redução dos impactos ambientais causados quando acontece o descarte incorreto de determinado material, além de contribuir para geração de empregos.

Quando recebemos um computador velho em nossa unidade, realizamos o processo de reciclagem, em que o aparelho tem seus componentes separados e triados. Dentre os quais, materiais como plástico, vidro e aço, por exemplo, são encaminhados para reciclagem e com isso a demanda de matérias-primas e de recursos ambientais valiosos é minimizada.

Lembrando que é muito importante que você se atente quanto a empresa em que vai escolher para encaminhar o seu computador velho. Escolha uma empresa que siga a risca os regulamentos ambientais e de segurança, garantindo assim que a reciclagem do seu aparelho aconteça de forma segura.

Reutilização:

Outro processo muito importante para a preservação do meio ambiente é a reutilização, onde algumas peças como as placas-mãe e os processadores, por exemplo, são retirados a fim de serem reutilizados em outro computador. Com isso, além de ocorrer uma grande redução de lixo eletrônico, também há a redução na demanda de novas peças.

Doação de computadores:

Se você tem um computador em casa que já não utiliza mais, porém, que esteja em boas condições de uso, de modo a ser útil para outras pessoas, doá-lo também é uma ótima opção. Mas a pergunta é, para quem doar? Pois bem, ONG’s e instituições de caridade costumam fazer um bom aproveitamento desses equipamentos.

E ainda que essas instituições não realizem a inclusão digital, elas podem encaminhar o aparelho ou até mesmo direcionar você, de modo que ainda sim seja possível ajudar aquelas pessoas que não possuem acesso a computadores e a internet.

Mas antes de realizar a doação, não se esqueça de excluir as informações e formatar o disco rígido do seu computador, ou outro dispositivo eletrônico que já não possui mais utilidade em sua casa, desta forma, você estará garantindo que seus dados pessoais não sejam acessados por terceiros.

Agora que você já sabe que aqui você encontra uma instituição séria e comprometida no descarte do seu computador velho, de modo a garantir que os componentes sejam reciclados de forma responsável e que assim esse processo tão importante da gestão ambiental e essencial para minimizar o impacto ambiental do descarte de equipamentos eletrônicos possa ocorrer.

E não se esqueça de que o descarte correto de seu computador velho irá contribuir com a proteção do meio ambiente e a saúde humana. E mais, quem é que não gosta de ganhar um dinheirinho em?! Pois bem, você pode até mesmo ganhar valor com a reciclagem de alguns dos componentes do seu computador velho.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: