Ecobraz Emigre

Search
Close this search box.

Upcycling

img-1

Upcycling, palavra que traduzida do inglês, significa reutilizar. Bom, mas afinal, quais os objetos que podem ser reutilizados através desse método?! Não existe um padrão, todo objeto pode ser reutilizado desde que esteja em boas condições de reaproveitamento, afinal, o upcycling propõe o reaproveitamento de objetos, com criatividade e respeito ao meio ambiente.

O que é upcycling?

Apesar de não se tratar de uma prática nova, e sim, de um método mais comum em períodos economicamente incertos, o upcycling tem estado em alta nos últimos tempos, isso graças a suas técnicas sustentáveis e a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Para realizar o upcycling é preciso ter criatividade de sobra, a ponto de dar um novo propósito e uma nova utilidade a materiais que seriam simplesmente descartados. Porém, se trata de uma prática muito séria, pois o produto reutilizado deve ter qualidade semelhante ou até mesmo superior ao produto original.

Como surgiu o termo Upcycling?

O termo upcycling surgiu em meados de 1994, pelo seu idealizador e ambientalista Reine Pilz. No entanto, foi somente no ano de 2002 que a prática se popularizou através da publicação do livro escrito através da parceria entre o arquiteto William McDonough e o químico Michael Braungart: “Cradle to cradle: rethinking the way we make things”, que traduzido para o português, quer dizer “Cradle to cradle: criar e recriar ilimitadamente”.

Daí em diante a prática tem sido cada vez mais adotada por empresas de diferentes áreas, afinal, felizmente, a adoção de hábitos mais sustentáveis de produção tem sido crescente, juntamente com a otimização do ciclo de vida dos produtos. E de fato, esse é o objetivo do upcycling, criar novos produtos através de um processo de reutilização.

Existe ainda outro fator que contribui para adoção do upcycling por diferentes ramos de negócio, estamos falando da economia significativa de água e energia elétrica que se tem quando a prática da reutilização é aplicada em objetos e materiais resultando em objetos e materiais novos.

Afinal, é gasto um alto índice de água e energia na exploração de recursos naturais e também, em menor escala, na reciclagem. Por isso a prática de upcycling é considerada com um dos grandes exemplos de economia circular, que permite que ao invés de descartados os resíduos sejam utilizados na produção de novos produtos.

Qual a diferença entre reciclagem e upcycling?

A diferença entre reciclagem e upcycling pode ser explicada da seguinte maneira: na reciclagem é necessário que haja a quebra e a degradação de um material para que assim, outro possa ser criado. Já o upcycling reutiliza esse material, que é feito a partir do estado “natural” do produto fonte, e por isso, é considerado como uma forma de reciclagem.

Qual a importância de fazer upcycling?

A importância da prática do upcycling está ligada com a diminuição da quantidade de entulho a ser descartada além da diminuição de poluentes que seriam utilizados na criação de novos objetos, visto que o método também da origem a novos materiais, no entanto, através da reutilização.

E inúmeras são as vantagens de se adotar essa prática, como por exemplo: a diminuição da necessidade de exploração de matéria prima para a geração de novos produtos e a redução da quantidade de resíduos produzidos, os quais passariam anos em aterros sanitários e lixões até que finalmente se decomporem.

Levemos como exemplo também a reutilização do plástico, que pode dar origem a diversos outros objetos com diferentes finalidades e propósitos e que resulta em uma quantidade menor de petróleo a ser explorado, menos árvores derrubadas (levando em consideração a madeira) e por fim, menos mineração no caso do metal.

A prática é realmente muito eficaz, visto que existem infinitas possibilidades quanto a criação de objetos através do processo de reutilização. O Studio Bike Furniture Design, localizado na cidade de Michigan, nos Estados Unhdos é um bom exemplo disso, afinal, eles tem criatividade de transformar as peças de bicicletas em móveis modernos e diferentes.

Upcycling na criação de móveis e decoração:

Ainda nessa ideia da reutilização de materias para a criação de objetos de decoração, o upcycling vem para somar ainda mais, visto que que através dele, a criatividade não tem limites, é como se ouvesse a relação entre um armarinho quebrado e velho, que um dia já foi muito bonito e útil mas que hoje em dia já não é tanto assim, porém você insiste em não jogá-lo fora.

Adotando a prática do upcycling, você não precisa desfazer deste item, pois tal ação garante a continuidade do ciclo de vida desse móvel de diferentes maneiras. Afinal, no upcycling tudo é possível, basta apenas ter uma boa dose de criatividade, para transformá-lo em uma peça de decoração ou até mesmo em um sofá novinho.

Upcycling industrial:

A Terra Cycle é um bom exemplo de upcycling industrial. Fundada em 2010 e presente no Brasil desde 2011, a Terra Cycle adotou a prática da reutilização de resíduos em produtos que entram novamente nos ciclos de consumo, assim como diversas outras organizações de manufatura, que juntas poupam o meio ambiente de danos altamente prejudiciais.

Na adesão do upcycling industrial, as empresas apostam em uma forma de contribuir para a conservação do planeta. No total, já foram coletados mais de 3 milhões de resíduos no mundo, os quais após passarem pelo processo de reutilização, deram origem a produtos como cadernos, guarda-chuvas, bolsas e diversas outras utilidades.

O que é a moda upcycling?

Na moda, o upcycling começou a ser adotado por pequenos artesãos e hoje é aderida também por marcas renomadas nesse universo têxtil. Nesse quesito, a prática estimula os clientes a não comprarem mais do que o necessário e sim utilizar a mesma peça por diversas vezes, contribuindo assim para a sustentabilidade e preservação ambiental.

Afinal, não da para negar, o processo de produção da indústria têxtil demanda o gasto em grande quantidade de água, energia elétrica, produtos químicos, poluentes e também a exploração de novos recursos. Tudo isso, contribui e acarreta a poluição desgovernada do meio ambiente.

Gestos simples, podem trazer grandes impactos positivos ao meio ambiente, por isso, adote o upcycling você também!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compensar sua emissão de CO2 com o projeto de Reciclagem de Eletrônicos da Ecobraz Emigre pode ser benéfico por várias razões: